Logomarca Paulo Marques Notícias

19/10/2023 | 21:28 | Geral

Rio destrói casa de máquinas da Corsan e deixa Três Passos sem água

Prefeitura deve decretar situação de emergência após levantamento dos danos

Prefeitura deve decretar situação de emergência após levantamento dos danos
Christian Baum / Ascom Prefeitura Três Passos

Moradores estão sem abastecimento de água há três dias em Três Passos, no noroeste do Estado, em razão do alagamento da casa de máquinas da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan). Alguns equipamentos foram levados pela força da água do Rio Erval Novo, na manhã desta quinta-feira (19).

A prefeitura informou que um ofício foi encaminhado à Corsan solicitando a retomada do serviço e a construção de nova estrutura de captação. Desde 2018, há previsão de construção de uma casa de bombas em concreto e alvenaria, assim como uma nova elevatória, que evitaria alagamentos pelas cheias do rio. 

— Tivemos nova interrupção que ocasionou graves consequências. Não desconhecemos o fato de que as fortes e constantes chuvas dos últimos dias ocasionaram o desabastecimento. Por outro lado, sabemos que as obras de ampliação e alteração do sistema de captação, no Rio Erval Novo, se arrastam desde 2018 — afirma o prefeito Arlei Tomazoni.

Ainda conforme a prefeitura, a cidade deve decretar situação de emergência após a finalização de um levantamento dos danos.

O que diz a Corsan
Em nota, a Corsan informou que as equipes técnicas estão mobilizadas para restabelecer o abastecimento de água o mais rápido possível. Caminhões-pipa foram deslocados para a cidade nesta tarde, e o serviço deve começar na sexta-feira (20), pela manhã. A prioridade será para serviços essenciais, como hospital, asilos, creches, restaurantes, hotéis e escolas. A previsão de normalização gradual do serviço é para a noite de sexta.

— Colocamos em ação todos os meios disponíveis para restaurar o sistema de abastecimento de água em Três Passos. Nossas equipes estão, desde o início da semana, trabalhando para solucionar o problema — ressalta o superintendente regional da Corsan, João Batista Corim da Rosa.

Problemas se acumulam no interior
No interior do município, a chuva afetou estradas e pontes, com deslizamento de terra e pontes submersas nas localidades de Barra do Erval Novo, Barra do Santo Antônio, Linha Católica, Lajeado Três Passos, Barra da Romana, Linha Navegantes e Lajeado Molina.

Também há registros de destelhamentos parciais em moradias e prédios públicos do município, incluindo três escolas. Após vistoria, as aulas seguem normalmente.

A situação também afeta o setor agropecuário de Três Passos. De acordo com o chefe do escritório municipal da Emater, Kelvis Rauber, a cultura do trigo registra perda de 50% da produção. O milho e o leite também sofrem prejuízos.

— Ainda é difícil de estimar as perdas do milho, exceto daquelas acometidas pelo acamamento da cultura em razão do vento forte. No leite, a falta de energia elétrica atrapalhou as ordenhas e o resfriamento.

Fonte: GZH
Prefeitura deve decretar situação de emergência após levantamento dos danos
Christian Baum / Ascom Prefeitura Três Passos
Mais notícias sobre GERAL