Logomarca Paulo Marques Notícias

20/11/2023 | 08:01 | Geral

Enxurrada arrasta casa com idoso dentro em SC; homem está desaparecido

Rio subiu subitamente e pegou moradores desprevenidos em Praia Grande, segundo relato de irmão da vítima ao Corpo de Bombeiros.

Rio subiu subitamente e pegou moradores desprevenidos em Praia Grande, segundo relato de irmão da vítima ao Corpo de Bombeiros.
Bombeiros fazem buscas por idoso que estava na casa levada pela enxurrada em SC - Corpo de Bombeiros Militar/Divulgação

Um idoso de 70 anos desapareceu após a casa dele ser arrastada e destruída por uma enxurrada em Praia Grande, no Sul de Santa Catarina, no sábado (19), segundo o Corpo de Bombeiros Militar. As buscas pela vítima seguem neste domingo (19).

Aos bombeiros, o irmão do idoso relatou que o rio aumentou subitamente durante a madrugada e pegou os moradores da região de surpresa. Ele morava ao lado e conseguiu se refugiar na mata.

Os bombeiros informaram que, devido ao nível dos rios da região, o acesso à comunidade é possível apenas com aeronave.

Três mortes e mais de 5 mil desabrigados
Além do desaparecido, ao menos três mortes foram confirmadas em Santa Catarina por consequência das chuvas de novembro. Duas delas ocorreram em Taió, no Vale do Itajaí. Vítimas eram amigas e perderam a vida depois que o carro em que estavam afundou em uma área alagada.

A outra ocorreu em Palmitos, no Oeste. Um homem de 46 anos andava em uma moto aquática e morreu após colidir contra a fiação elétrica. A identidade dele não foi divulgada.

Até o início da noite de sábado, quando o último balanço da Defesa Civil foi divulgado, 5.745 pessoas estavam desabrigadas em decorrência das chuvas no estado e 64 municípios estavam em situação de emergência.

Desses, oito decretaram estado de calamidade pública: Rio do Sul, Rio do Oeste, Vidal Ramos, Pouso Redondo, Trombudo Central, Agrolândia, Botuverá e São João Batista.

O Rio Grande do Sul, estado que também sofre com enchentes, também registrou três mortos neste mês.

Tornado na Serra
Urupema, na Serra Catarinense, considerada por lei como a Capital Nacional do Frio, foi atingida por um tornado no sábado (18).

A Defesa Civil confirmou que o fenômeno foi responsável pelos fortes ventos que atingiram a cidade, com mais gravidade na comunidade de Cedro.

As rajadas de vento chegaram a 107 km/h e tiveram seu pico entre 9h e 10h. Uma residência foi totalmente destruída e outras tiveram danos na estrutura, com destroços sendo arremessados a longas distâncias. Árvores, incluindo algumas de grande porte, foram arrancadas ou tombadas.

Fonte: G1
Mais notícias sobre GERAL