30/11/2024 | 06:49 | Educação
30 profissionais serão responsáveis por orientar e supervisionar as escolas de cada região
Em solenidade no Palácio Piratini, o governador Eduardo Leite empossou os 30 novos coordenadores regionais de educação do Rio Grande do Sul. Escolhidos por meio do programa Qualifica RS, que seleciona os candidatos a partir do currículo e competências, eles serão responsáveis por orientar e supervisionar as escolas de cada região, garantindo a aplicação das políticas públicas educacionais do Estado.
Como critério de seleção, os concorrentes deveriam ter experiência de no mínimo três anos em cargos de liderança, Ensino Superior completo e especialização nas áreas de Educação, Administração, Gestão ou áreas correlatas. Também foi exigido dos participantes a comprovação de três anos de experiência como docente ou então dois anos de atuação como gestor educacional.
Entre os dias 27 e 28 de novembro, os coordenadores selecionados passaram por um processo de formação e imersão organizado pela Secretaria de Educação. Entre as atividades, tiveram que elaborar um plano para os primeiros cem dias de gestão.
Aos novos coordenadores, Leite falou da responsabilidade que é cuidar da formação dos jovens gaúchos e enfatizou para que sejam "atuantes, visitando e estando bem próximos das escolas". O governador ainda falou que tem trabalhado a fim de dar condições para mudar o patamar da educação do RS.
— Melhoramos os salários de coordenadores, diretores de escolas e de todos os servidores da Educação com a reestruturação que começará a valer em janeiro de 2025. Realizamos obras e aumentamos os valores para programas como o Agiliza e para a merenda e o transporte escolares. A partir de 2025, vamos fornecer uniformes a todos os alunos da rede estadual.
Ao lado de Leite esteve a secretária da Educação, Raquel Teixeira, que categorizou os coordenadores como a "linha de frente" da pasta educacional.
— Sem os coordenadores, não seria possível traduzir as diretrizes da Seduc em ações concretas. Eles são a nossa linha de frente, pois conhecem a realidade local, estão em contato com as comunidades escolares e sabem como atender as necessidades de cada um dos 497 municípios gaúchos. Com as formações e a seleção que fizemos, temos certeza de que os gestores estão preparados para assumir a missão de qualificar a educação no nosso Estado — destacou a secretária.