Logomarca Paulo Marques Notícias

21/12/2024 | 05:19 | Polícia

Atropelamento em mercado de Natal na Alemanha deixa mortos e feridos

Socorristas detalharam que muitas das vítimas sofreram lesões graves; Ministro da região confirmou duas mortes, sendo uma delas de uma criança pequena

Socorristas detalharam que muitas das vítimas sofreram lesões graves; Ministro da região confirmou duas mortes, sendo uma delas de uma criança pequena
Após o atentado, o motorista do carro foi preso pela polícia. Doerthe HEIN / DPA/AFP

Pelo menos 11 pessoas morreram e cerca de 80 ficaram feridas, nesta sexta-feira (20), quando um veículo atropelou frequentadores de uma feira de Natal em Magdeburgo, no norte da Alemanha, informou um porta-voz dos socorristas locais à AFP.

— Acreditamos que foi um atentado — declarou uma porta-voz do Ministério do Interior do estado federado de Saxônia-Anhalt à AFP.

Segundo uma autoridade da região, uma criança pequena morreu.

O motorista do carro foi preso, informou a polícia local. O porta-voz do governo regional Matthias Schuppe e o porta-voz da cidade Michael Reif suspeitam que foi um ato deliberado. O governador Reiner Haseloff está a caminho do local.

— As fotos são terríveis. Minhas informações são de que um carro atropelou os visitantes do mercado de Natal, mas ainda não posso dizer de que direção e a que distância — disse Reif.

Os socorristas detalharam que muitas pessoas ficaram "gravemente feridas" como consequência do atropelamento, no qual esteve envolvido "um veículo".

chefe de governo alemão, Olaf Scholz, escreveu na rede social X que o ataque "suscita os piores temores".

"Meus pensamentos estão com as vítimas e suas famílias. Estamos a seu lado e juntos com o povo de Magdeburgo. Agradeço aos socorristas nestas horas de angústia", acrescentou.

O jornal Bild reportou pelo menos 11 mortos e até 80 feridos e o veículo regional Volksstimme citou testemunhas que viram vários mortos. Testemunhas contaram que o carro foi diretamente para a multidão, em direção à prefeitura.

As autoridades, contudo, ainda não divulgaram um balanço oficial do caso. A polícia desta cidade de aproximadamente 250 mil habitantes, capital de Saxônia-Anhalt, informou no X que uma "grande intervenção" foi realizada no local.

O mercado de Natal estava programado para ficar aberto de 22 de novembro a 29 de dezembro, de acordo com o site oficial. Ele tem cerca de 140 barracas, bem como uma pista de patinação no gelo, uma roda gigante e uma área de recreação infantil.

O canal de televisão NTV mostrou ambulâncias e caminhões dos bombeiros no local do ataque, feridos sendo levados a hospitais e socorristas instalando dispositivos de ajuda para as vítimas.

A ministra do Interior, Nancy Faeser, pediu recentemente um aumento da vigilância durante os mercados natalinos, mas sem mencionar ameaças concretas.

O serviço de inteligência advertiu que os mercados de Natal eram um "objetivo ideologicamente apropriado para as pessoas motivadas pelo islamismo".

Em dezembro de 2016, a Alemanha foi palco de um violento atentado contra um mercado natalino. Aquele ataque, no centro de Berlim, deixou 12 mortos e foi reivindicado pelo grupo jihadista Estado Islâmico (EI).

Fonte: GZH
Socorristas detalharam que muitas das vítimas sofreram lesões graves; Ministro da região confirmou duas mortes, sendo uma delas de uma criança pequena
Parte isolada do mercado mostraram destroços no chão. Doerthe HEIN / DPA/AFP
Mais notícias sobre POLÍCIA