Logomarca Paulo Marques Notícias

22/02/2025 | 06:19 | Polícia

Operação da Polícia Civil apreende mais de 5 mil quilos de sementes em Giruá

As sementes estavam armazenadas em bags dentro de um depósito aparentemente irregular

As sementes estavam armazenadas em bags dentro de um depósito aparentemente irregular
Polícia Civil / Divulgação

A Polícia Civil (PC), por meio da Delegacia de Repressão aos Crimes Rurais e Abigeato de Santo Ângelo, e a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação realizaram uma ação conjunta em Giruá, na manhã desta sexta-feira (21) que resultou na apreensão e suspensão da comercialização e uso de 5.230 quilos de sementes, estimadas em aproximadamente R$ 100 mil.

As sementes estavam armazenadas em bags dentro de um depósito aparentemente irregular, localizado na zona urbana do município. A ação foi motivada por uma investigação preliminar conduzida pela Delegacia, que já vinha recebendo denúncias de produtores rurais da região sobre a possível comercialização irregular do material.

RISCOS DO USO
A comercialização clandestina de sementes representa uma ameaça significativa para a agricultura, o meio ambiente, a economia e a saúde pública. De acordo com um relatório técnico da Secretaria, o uso de sementes ilegais pode facilitar a disseminação de doenças, pragas, espécies invasoras e genes de resistência a herbicidas, comprometendo lavouras e a biodiversidade.

Além disso, a baixa qualidade das sementes irregulares pode gerar perdas de produtividade e prejuízos financeiros aos agricultores, que não podem contratar seguro agrícola para cultivos ilegais. O impacto se estende também ao setor tributário, com a sonegação de impostos e o não recolhimento de royalties, prejudicando tanto o governo quanto empresas que atuam dentro da legalidade.

INVESTIGAÇÕES SEGUEM
A Delegacia segue com as investigações para identificar os responsáveis pela comercialização das sementes irregulares e possíveis outros casos semelhantes na região. A Polícia Civil reforça a importância da fiscalização e do combate a esse tipo de crime, garantindo a segurança fitossanitária, econômica e ambiental da atividade agrícola.

Fonte: Polícia Civil
Mais notícias sobre POLÍCIA