Logomarca Paulo Marques Notícias

18/03/2025 | 06:43 | Política

Antes de análise de denúncia de Bolsonaro, STF vai decidir se Dino e Zanin podem julgar o ex-presidente

Recursos contra serão julgados nesta semana; defesa alega que os ministros teriam processado o ex-chefe do Executivo federal no passado

Recursos contra serão julgados nesta semana; defesa alega que os ministros teriam processado o ex-chefe do Executivo federal no passado
Admissão ou não da denúncia contra Bolsonaro será analisado pelo STF nos dias 25 e 26 de março. WILTON JUNIOR / ESTADAO

Pedidos protocolados no Supremo Tribunal Federal (STF) pela defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro serão julgados nesta semana. Segundo O Globo, o plenário vai apreciar o pedido para que os ministros Cristiano Zanin e Flávio Dino não participem da análise da denúncia apresentada contra ele pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

O julgamento dos recursos de Bolsonaro ocorre antes da apreciação sobre o recebimento ou não da denúncia, previsto para a próxima semana. Também vão ser analisados pedidos do ex-ministro Walter Braga Netto contra o ministro Alexandre de Moraes e do general da reserva Mario Fernandes contra Dino.

O julgamento do pedido para retirar Zanin e Dino será no plenário virtual do STF, entre quarta e quinta-feira. O julgamento foi marcado pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, nesta segunda-feira (17), que convocou uma sessão extraordinária devido à "excepcional urgência".

Já a admissão ou não da denúncia contra Bolsonaro, Braga Netto e outras seis pessoas está marcada para ocorrer entre os dias 25 e 26 de março, na Primeira Turma do STF.

Segundo a defesa de Bolsonaro, Zanin e Dino estariam impedidos de participar da análise da denúncia, por que eles já teriam processado o ex-presidente no passado. A solicitação foi negada pelo presidente do STF, Luís Roberto Barroso, no mês passado. A defesa de Bolsonaro, contudo, recorreu.

Fonte: GZH
Mais notícias sobre POLÍTICA