Logomarca Paulo Marques Notícias

08/05/2025 | 19:12 | Política

Leite assina ficha de filiação ao PSD nesta sexta-feira, em São Paulo

Governador combinou com Gilberto Kassab que formalizará ingresso no partido antes de viajar para Nova York

Governador combinou com Gilberto Kassab que formalizará ingresso no partido antes de viajar para Nova York
Governador deixará o PSDB, legenda a qual está filiado desde os 16 anos. Vitor Rosa / Divulgação

Será nesta sexta-feira (9), em São Paulo, o ato de filiação do governador Eduardo Leite ao PSD. Leite combinou com o presidente nacional do partido, Gilberto Kassab, que formalizará a entrada na legenda antes de embarcar para a viagem a Nova York.

Leite assinará ficha às 15h, no gabinete da direção nacional do PSD, no Bairro Bela Vista.

A decisão de ingressar no partido de Kassab está tomada há mais de um mês, mas Leite quis esperar que se encerrassem as negociações entre PSDB e Podemos, que decidiram se unir, para anunciar seu destino. 

Na noite de quarta-feira (7), o governador se reuniu por videoconferência com prefeitos tucanos, indicou que a migração era iminente e convidou os aliados para acompanhá-lo.

Desde 2021, Kassab tenta levar o governador gaúcho para o PSD. 

Em 2022, quando Leite perdeu a prévia para João Doria, Kassab o convidou para se filiar, com a possibilidade de concorrer a presidente, mas ele preferiu continuar no PSDB.

Agora, Leite chega ao PSD como pré-candidato a presidente, mas sem garantia de que disputará a eleição. O PSD já tem Ratinho Júnior como pré-candidato e a ideia de Kassab é manter os dois sob os holofotes para, em 2026, avaliar qual será o mais viável ou se o partido optará por negociar a vaga de vice de outro candidato. 

Com esse movimento, Leite passará a figurar em todas as pesquisas de opinião como pré-candidato e se apresentará ao país como uma opção entre o petismo e o bolsonarismo, que hoje dominam o cenário. 

Nos bastidores, a avaliação é de que Leite só tem chance de sair candidato se provar que é mais competitivo do que Ratinho e se o governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos) não concorrer ao Planalto. 

Despedida do PSDB

Leite se filiou ao PSDB aos 16 anos. Pelo partido, se elegeu vereador e prefeito de Pelotas e duas vezes governador do Estado, em 2018 e em 2022.

O governador divulgou nesta quinta uma nota confirmando a desfiliação. 

Leia a íntegra:

"Nota aos Tucanos e à Sociedade Brasileira

Depois de 24 anos de filiação ininterrupta ao PSDB — meu único partido até aqui — comunico, com o coração cheio de gratidão, minha desfiliação da legenda.

Não foi uma decisão simples. O PSDB me acolheu ainda jovem, me formou politicamente e me proporcionou viver experiências únicas, que levo comigo com orgulho e responsabilidade. Foi neste partido que aprendi a fazer política com seriedade, com responsabilidade fiscal, sensibilidade social e foco na transformação concreta da vida das pessoas — especialmente daquelas que mais precisam do poder público.

Ao longo dessas mais de duas décadas, estive ao lado de tucanos e tucanas com quem compartilhei sonhos, projetos e lutas. Aprendi com grandes lideranças, e me inspiro até hoje no exemplo de estadistas como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, cuja visão moderna de gestão pública e compromisso com a democracia marcaram profundamente a minha formação e a minha atuação política.

Minha saída não é um rompimento com esses valores. Ao contrário, sigo guiado por eles.

As circunstâncias do cenário político e eleitoral, tanto no Rio Grande do Sul quanto no Brasil, exigem novos caminhos. Caminhos que percorro com a mesma convicção de sempre: a de trabalhar por um país mais justo, mais eficiente, mais equilibrado e mais comprometido com o futuro.

Mesmo fora do PSDB, continuo ao lado de todos os tucanos que, como eu, acreditam na política como instrumento de transformação da realidade e na construção de um Brasil melhor. Tenho certeza de que continuaremos caminhando na mesma direção, impulsionados por uma visão de país que valoriza o diálogo, o equilíbrio, a responsabilidade e a justiça social.

Aos amigos e amigas do PSDB, meu muito obrigado por tudo. Levo comigo os princípios, os aprendizados e, acima de tudo, o respeito e a admiração por todos que fizeram e fazem esse partido ser o que é. O tempo que passamos juntos não se desfaz com esta desfiliação: ele permanece como parte da história que seguimos construindo — agora, talvez por caminhos diferentes, mas olhando para o mesmo horizonte. O próprio PSDB vive um novo momento, refletindo sobre seus rumos e discutindo uma possível fusão com o Podemos. Desejo muito sucesso a essa trajetória e a todos os que a integram. Que seja um caminho exitoso, porque o Brasil continuará precisando de todos nós — com nossas ideias, nossa responsabilidade e nosso compromisso com o futuro.

Eduardo Leite
Governador do Estado do Rio Grande do Sul"

Fonte: GZH
Mais notícias sobre POLÍTICA